EBOOK I NETIQUETA

Ok, estamos há quase um ano em home office e/ou ensino remoto, será que a gente ainda precisa pensar sobre nosso comportamento na reuniões on line?


Pra gente a resposta é SIM!
E por isso, acaba de sair o NETIQUETA, um manual sobre condutas no mundo virtual. Vamos abordar temas como cidadania digital, dicas e pontos importantes para se observar quando estamos em “comunidade” e não deixar o outro com a sensação de estar falando sozinho e empatia. 

[DOWNLOAD] Calendário 2021

Ser bom aluno é mais do que tirar boas notas.
É característica, estilo de vida, adjetivo para sonhadores. E realizadores.

No Calendário 2021, essas e outras definições ilustram cada um dos meses que iremos percorrer. Você pode baixar e imprimir para usar como calendário de parede ou planner mensal de mesa.

A novidade boa deste ano é que conseguimos uma parceria especial (mais uma) com a Ótima Gráfica que fez a produção de alguns exemplares para incluirmos no kit de materiais que são entregues agora com o início das aulas para o nossos alunos!

Doe Conexões

O que era meta virou prioridade.
E por isso lançamos no final do ano passado uma campanha para captação de recursos para potencializar a inclusão digital dos nossos alunos.

Em parceria com a Atmoz Marketing Visual (@atmozdigi) produzimos um vídeo 100% online com a participação de alunos para contarmos um pouco das histórias e dificuldades que enfrentamos durante o ano de 2020.

Participe da campanha e doe conexões:
https://doeconexoes.abraceumacausa.com.br

CONQUISTAMOS O SELO DOAR

Para começar o ano com boas notícias!

O Selo Doar tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras, na forma de um atestado independente de sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência (PGT).

No ano passado participamos do processo de auditoria e a nossa instituição foi certificada com o Selo A!

Mas o que isso significa exatamente?
Que passamos a fazer parte de um seleto grupo de organizações brasileiras certificadas que alcançaram o padrão mínimo de qualidade definido pelo Instituto Doar, baseado nos principais modelos de certificação internacionais para organizações da sociedade civil.

São avaliados 52 critérios, entre eles estão: comunicação, recursos humanos, causa e estratégia, entre outros.

Estamos muito felizes com essa conquista, fruto de muito comprometimento e trabalho de todos os profissionais do programa em Curitiba.

Para conferir a lista de todas as organizações que possuem o selo e, conferir o nosso certificado, clique aqui.

[DOWNLOAD] Planner Semanal

Para aqueles que ainda gostam do papel e da caneta, apesar de todos os aplicativos e sites e meios digitais, para se organizar estamos disponibilizando para download um Planner Semanal. A vantagem dele é deixar na mesa ou colado na parede (deixar amostra é fundamental!) e anotar as atividades principais da semana, assim dá uma boa noção do que vem pela frente.

Além disso, deixamos uma área para anotar as prioridades (tão que legal riscar as pendências!!) e também para anotar o MELHOR da semana e com isso também registrar as coisas boas!

É só baixar o arquivo no seu computador e imprimir! 🙂
Também pode compartilhar com quem quiser!



Resultado do Processo Seletivo – Bolsa para Intercâmbio em Cardiff

No início do ano fomos agraciados com a iniciativa do empresário Luis Bessa em patrocinar duas bolsas de intercâmbio no País de Gales para nossos alunos universitários. A ideia de criação do programa partiu do empresário como uma forma de retribuir à sociedade conquistas que a proficiência na língua inglesa proporcionou em sua vida pessoal e profissional.

O processo seletivo que foi realizado em parceria com a agência AFS acaba de ser finalizado e a viagem está prevista para Julho/21. 

Os aprovados foram a aluna Bruna Nizer, estudante de Medicina e o aluno do segundo ano do curso de Farmácia na UFPR, Thiago Henrique Dias, que nos deixaram seus depoimentos sobre essa conquista: 

Oi! Sou a Bruna Gabriela Cardoso Nizer, tenho 22 anos e fui a aluna selecionada no processo seletivo para vivência internacional em Cardiff, País de Gales. Antes mesmo de entrar no Projeto Bom Aluno, eu já demonstrava interesse pela língua inglesa na escola pública em que estudava e, após ter sido aprovada no PBA em 2011, esse amor pela língua cresceu cada vez mais. Ter conquistado essa vaga está sendo incrível e muito emocionante, pois a garota que amava o inglês sonhava em um dia poder fazer um intercâmbio, viver essa experiência e hoje estou realizando esse sonho. A esperança por conquistar esse objetivo aumentou logo no início deste ano, quando na reunião de abertura o empresário Luiz Bessa apresentou a sua proposta para nós e eu tive a possibilidade de participar do processo seletivo. Em todas as etapas do processo dei o melhor de mim e ao receber o resultado tive que o ler três vezes para acreditar que eu, mesmo sem ter certeza de nada, tinha dado o primeiro passo da realização de um sonho ao me inscrever no processo. Sempre fui muito grata ao PBA e a toda a sua equipe de profissionais por me ajudar a alcançar vários sonhos até hoje, como o de cursar Medicina e completar o curso de inglês, e agora agradeço mais ainda por me acompanharem em mais essa conquista. Agradeço também a Legacy por toda a minha formação na língua inglesa, sempre com professores incríveis e ao empresário Luiz Bessa, que junto a AFS, está fazendo esse sonho possível e também por se dedicar a ajudar o PBA a crescer cada vez mais. Por fim, não posso deixar de dedicar essa vitória aos meus pais, familiares e amigos que me apoiam imensamente em todas as decisões desde sempre. Estou muito feliz e espero até o próximo ano para voltar aqui e compartilhar essa experiência com todos vocês. Obrigada!

“ Sem palavras!
A felicidade e a emoção de receber uma notícia dessa são imensuráveis e o turbilhão de sentimentos que vêm à mente, então, não dá para explicar. Poder fazer esse intercâmbio significa muito pra mim e é, sem dúvida nenhuma, mais um sonho se tornando realidade. Hoje, eu olho para trás e vejo como a vida é feita de pequenos degraus que vamos subindo de pouquinho em pouquinho até chegar onde queremos – trilhando um caminho individual, mas sempre contando com o apoio de pessoas muito especiais ao nosso redor. E dessa vez não é diferente: sinto que é mais um degrau que estou tendo a oportunidade de alcançar e tendo a ajuda de muita gente. Por isso, tenho muito a agradecer à minha mãe, fiel companheira, e à minha família por todo o esforço, apoio e torcida de sempre; ao Programa Bom Aluno e toda sua equipe pela dedicação em mudar não só a minha, mas a vida de muitos jovens através da educação; ao Luiz Bessa que, abraçando essa causa de transformação, está fazendo tudo isso ser possível, junto à equipe da AFS; e, também, aos meus amigos, em especial Lola e Gus, pela torcida e encorajamento. Por fim, deixo aqui ainda, um agradecimento singular a muitos professores e professoras que, ao longo da minha vida acadêmica, foram muito mais que isso, sendo uma enorme fonte de incentivo e inspiração. Muito obrigado, de coração, a cada um de vocês! Agora, nessa espera pela viagem, os planos já vão surgindo e o coração vai a milhão, mas a sensação é a de que a ficha só vai cair mesmo quando estivermos lá. Que venha Cardiff! =D “

Nosso parabéns a todos os alunos que abrilhantaram esse processo seletivo, com muita responsabilidade e comprometimento e tornou a decisão dificílima para os avaliadores

Fica mais uma vez o nosso agradecimento ao Luís Bessa que confiou em nossos alunos para fazer parte deste projeto tão bacana e importante pra educação. O intercâmbio fecha um ciclo de aprendizado da língua inglesa com chave de ouro.

Dois terços das crianças em idade escolar no mundo não têm acesso à internet em casa, diz novo relatório do UNICEF-ITU

A União Internacional de Telecomunicações e o UNICEF pedem investimentos urgentes para reduzir a divisão digital que atualmente impede crianças e jovens de acessar aprendizagem digital de qualidade e oportunidades online

Nova Iorque/Genebra, 1º de dezembro de 2020 – Dois terços das crianças e dos adolescentes em idade escolar no mundo – ou 1,3 bilhão de meninas e meninos de 3 a 17 anos – não têm conexão à internet em suas casas, de acordo com um novo relatório conjunto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da União Internacional de Telecomunicações (ITU).

O relatório How Many Children and Youth Have Internet Access at Home? (Quantas crianças e jovens têm acesso à internet em casa? – disponível somente em inglês) observa uma falta de acesso semelhante entre os jovens de 15 a 24 anos, com 759 milhões ou 63% sem conexão em casa.

“O fato de tantas crianças e tantos jovens não terem internet em casa é mais do que uma vão digital – é um cânion digital”, disse Henrietta Fore, diretora executiva do UNICEF. “A falta de conectividade não limita apenas a capacidade de crianças e jovens de se conectar online. Ela os impede de competir na economia moderna. Ela os isola do mundo. E com o fechamento das escolas, situação que hoje atinge milhões de meninas e meninos devido à Covid-19, essa falta de conectividade faz com que eles percam a educação. Resumindo: a falta de acesso à internet está custando o futuro à próxima geração”.

Quase 250 milhões de estudantes em todo o mundo ainda estão afetados pelo fechamento das escolas devido à Covid-19, o que deixa centenas de milhões de meninas e meninos dependentes do aprendizado virtual. Para aqueles sem acesso à internet, a educação pode estar fora de alcance. Mesmo antes da pandemia, um grupo crescente de jovens precisava adquirir habilidades básicas, transferíveis, digitais, profissionais e empresariais para ser competitivo na economia do século 21.

A exclusão digital está perpetuando desigualdades que já dividem países e comunidades, observa o relatório. Crianças e jovens das famílias mais pobres, de países rurais e de baixa renda estão ficando ainda mais para trás em relação aos seus pares e têm muito poucas oportunidades de alcançá-los.

Globalmente, entre as crianças em idade escolar das famílias mais ricas, 58% têm conexão à internet em casa, em comparação com apenas 16% das famílias mais pobres. A mesma disparidade também existe entre os níveis de renda do país. Menos de 1 em cada 20 crianças em idade escolar de países de baixa renda têm conexão com a internet em casa, em comparação com quase 9 em cada 10 crianças em países de alta renda.

“Conectar as populações rurais continua sendo um desafio formidável”, disse o secretário-geral da ITU, Houlin Zhao. “Conforme mostrado pelo relatório da ITU Measuring digital development: Facts and Figures 2020 (Medindo o desenvolvimento digital: Fatos e Números de 2020), grandes partes das áreas rurais não são cobertas por uma rede de banda larga móvel e menos residências rurais têm acesso à internet. A lacuna na adoção da banda larga móvel e no uso da internet entre países desenvolvidos e em desenvolvimento é especialmente grande, colocando quase 1,3 bilhão de crianças em idade escolar, principalmente de países de baixa renda e regiões rurais, em risco de perder sua educação por falta de acesso à internet em casa “.

Também existem disparidades geográficas dentro dos países e entre as regiões. Globalmente, cerca de 60% das crianças em idade escolar nas áreas urbanas não têm acesso à internet em casa, em comparação com cerca de três quartos das crianças em idade escolar nas áreas rurais. Crianças em idade escolar na África ao sul do Saara e na Ásia Meridional são as mais afetadas, com cerca de 9 em cada 10 crianças desconectadas.

No ano passado, o UNICEF e a ITU lançaram o Giga, uma iniciativa global para conectar todas as escolas e suas comunidades no entorno à internet. Trabalhando com governos, o Giga já mapeou mais de 800 mil escolas em 30 países. Com esses dados, o Giga trabalha com governos, indústria, setor civil e parceiros do setor privado para criar casos de investimento atraentes para financiamento público-privado combinado para construir a infraestrutura de conectividade necessária para implantar soluções de aprendizagem digital e outros serviços.

A iniciativa está agora colaborando no âmbito da iniciativa Reimagine a Educação e em coordenação com a Generation Unlimited. Por meio de sua iniciativa Reimagine a Educação, o UNICEF visa enfrentar a crise de aprendizagem e transformar a educação, dando às crianças, aos adolescentes e aos jovens o mesmo acesso à aprendizagem digital de qualidade. A chave para conseguir isso é a conectividade universal com a internet.

Com base nesses esforços e na importância do engajamento dos jovens, Generation Connect é uma iniciativa lançada pela ITU para capacitar os jovens para que se engajem e participem do mundo digital.

Embora os números do relatório do UNICEF-ITU apresentem um quadro alarmante, a situação provavelmente é pior devido a fatores de combinação, como acessibilidade, segurança e baixos níveis de habilidades digitais. De acordo com os dados mais recentes da ITU, as baixas habilidades digitais continuam a ser uma barreira para a participação significativa em uma sociedade digital, enquanto a telefonia móvel e o acesso à internet permanecem muito caros para muitos no mundo em desenvolvimento como resultado de grandes disparidades no poder de compra.

Mesmo quando crianças e adolescentes têm uma conexão em casa, eles podem não conseguir acessá-la por causa da pressão para fazer tarefas domésticas ou para trabalhar, falta de dispositivos suficientes nas residências, meninas tendo menos ou nenhum acesso à internet ou falta de compreensão de como acessar oportunidades online. Também existem questões relacionadas à segurança online, uma vez que pais, mães e responsáveis podem estar inadequadamente preparados para manter seus filhos e filhas seguros.

FONTE: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/dois-tercos-das-criancas-em-idade-escolar-no-mundo-nao-tem-acesso-a-internet


Ajude local,
transforme global.


Doe Conexões para os alunos atendidos
pelo Bom Aluno Curitiba, clicando aqui.

Dia de Doar 2020

O Dia de Doar é uma ação que iniciou – se nos Estados Unidos em 2012 e hoje conta oficialmente com 70 países participantes com o objetivo de organizar campanhas que incentivam a doação para causas de extrema importância e buscando internalizar a ação de doar entre a população mundial. No Brasil, o Dia de Doar ocorre desde o ano 2013 e o Bom Aluno está no seu quinto ano fazendo parte da ação com o propósito de continuar formando uma rede de transformação através da educação.

Neste ano, tão diferente, não será possível produzir o Jantar do Bem como nos anteriores mas olhamos para o nosso contexto e o fato que devemos observar é que

A EDUCAÇÃO MUDOU PÓS-COVID.

Fomos para o ensino remoto em poucos dias. Incorporamos o ensino híbrido em nossa rotina e sentimos o peso da desigualdade. Falta de equipamento e internet de qualidade se tornaram mais um desafio a ser enfrentado neste ano.

2020 FOI DIFERENTE. 
E 2021 será ainda mais, e por isso o convite para o Dia de Doar 2020 é que você

>>> Para fazer sua doação clique aqui. <<<

O Bom Aluno Curitiba acompanha diretamente alunos de baixa renda que possuem potencial e comprometimento de transformar o mundo ao seu redor, o programa incentiva os alunos academicamente através de bolsas de estudo e cursos oferecidos de diversas áreas, além do acompanhamento psicopedagógico que também acolhe as famílias dos estudantes. Além disso, o programa acompanha todos os seus alunos desde o 7º ano até o fim do ensino superior, mantendo assim uma rede de apoio para o estudante.

O ano de 2020 foi atípico, por conta disso novos desafios surgiram e o principal deles é: a permanência, com qualidade, dos alunos nas aulas remotas, seja pela falta de aparelhos tecnológicos ou pela dificuldade de acesso à internet. Mesmo com as dificuldades externas o Bom Aluno não parou, continuou com as atividades a distância e pensando em projetos que podem facilitar a adaptação dos alunos nesse período de aulas remotas.

Com o objetivo de auxiliar essas famílias afetadas o Bom Aluno lança hoje a campanha Doe Conexões que busca arrecadar doações para que seja possível ofertar pacotes de internet e/ou aparelhos e acessórios eletrônicos para os estudantes que não os possuem, proporcionando uma aprendizagem de qualidade nesses tempos difíceis.

A campanha de captação do Programa inicia hoje, 1 de Dezembro e se estenderá até junho de 2021 através da plataforma “Abrace Uma Causa” onde será possível doar a partir de R$ 25,00 de maneira única ou mensal, tornando-se doador recorrente, objetivo principal da nossa campanha.

Ao marcar uma vez, na recorrência do pagamento, o valor escolhido será debitado apenas uma vez em seu cartão de crédito. Ao escolher mensal, você se torna um doador recorrente do valor escolhido. Na opção boleto, é válida apenas a opção uma vez.

>>> Para fazer sua doação clique aqui. <<<

Fechamos a parceria com o Abrace Uma Causa recentemente para a ação de Destinação de Imposto de Renda. Agora, ampliamos a utilização, lançando esta campanha. A plataforma é rápida, prática e segura, basta realizar um cadastro simples para realizar a doação. Grandes organizações como o Instituto Ayrton Senna também utilizam a mesma plataforma de captação.

Todos os doadores irão receber um relatório com a prestação de contas do projeto ao longo da ação.

Em caso de dúvidas, não deixem de entrar em contato conosco pelas redes sociais, através do e-mail comunicacao@bomaluno.org.br ou também pelo nosso whatsapp (41) 3335-6006.

Chegamos ao Abrace Uma Causa

Estamos bem contentes em compartilhar com vocês que estamos na plataforma Abrace Uma Causa, um site que conecta doadores a instituições por meio de campanhas virtuais com o intuito de captação de recursos.

Acabamos de lançar a nossa campanha para que você destine seu imposto de renda devido ao Programa Bom Aluno Curitiba ainda este ano, tudo pela plataforma de maneira rápida, prática e segura! Ah e você pode fazer a destinação por boleto e cartão de crédito!

Todo o valor arrecadado vai ara o Fundo da Criança e do Adolescente, onde temos um projeto incentivado já aprovado e apto para receber doações. Com o repasse ao FIA, o valor vem para o Programa! Esse processo é 100% seguro e auditado pela Secretaria do Estado.

Neste link você pode ler um pouco mais sobre o Banco de Projetos.

Siga os passos acima e transforme seu imposto de renda em educação.

Você pode destinar – até dia 26 de dezembro – 6% do valor devido para ajudar na manutenção das nossas atividades.

>> CLIQUE AQUI E DESTINE SEU IR! <<

Contamos com seu apoio para compartilhar a nossa campanha (roubem à vontade as imagens acima) com a sua rede, com isso potencializamos ainda mais o nosso impacto.


Faça parte desta transformação social!

Feira de Profissões 2020

Quando colocamos em pauta em nossa reunião de equipe, a Feira de Profissões foi uma mistura entre “tem que ter com mas como?”. A verdade é que a feira do último ano foi muito especial e isso elevou a expectativa para este ano e, não tínhamos como não fazer.

Como quase tudo em 2020, a nossa Feira de Profissões também foi virtual e devemos admitir que superou todas as expectativas.

Foram 3 dias de evento, 100% online com palestra, salas de cursos e roda de conversa sobre o perfil das universidades. Neste ano, em virtude do evento virtual, podemos também contar com a participação de alunos do 2. ano do Ensino Médio das outras unidades do programa, totalizando mais de 80 inscritos! Além de toda equipe técnica da unidade de Curitiba na organização do evento, contamos com o apoio de mais de 40 voluntários.

Para abrir a noite, tivemos o painel “O que não muda no futuro no trabalho?” com a participação dos profissionais Julia Garim e Rodrigo de Alvarenga.

Julia Garim é Internacionalista pela ESPM-Sul, Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Orientadora Profissional pelo Portal Vocacional e Especialista em Mercados Criativos e Inovação pela UNISINOS. É idealizadora e fundadora da ZONE Careers, empresa de Design de Carreira e Educação.

Rodrigo de Alvarenga é formado em Administração de Empresas pela UNIP, com especialização e mestrado em Desenvolvimento Econômico pela UFPR, MBA pela BSP Business School São Paulo, e atualmente doutorando em engenharia de produção pela PUC-PR. Fundador e diretor executivo da HAG Ventures, especializada em construção de empresas e startups a partir de seus próprios recursos e ideias.

O painel está disponível em nosso canal do youtube.