Método Pomodoro

Em primeiro lugar, não é uma obrigação se sentir produtivo em todo o tempo neste período de isolamento social. É uma situação muito atípica para todos nós e, se faz necessário um tempo de adaptação e tá tudo bem. Combinado?

Mas, percebemos que a dificuldade de organização com os estudos em casa tem sido a maior dificuldade dos nossos alunos e, por isso hoje vamos falar de um método bem fácil e bacana para resolver tarefas: é o Método Pomodoro.

Criado pelo italiano Francesco Cirillo, no final da década de 1980, o método se baseia na ideia de que a mente funciona em blocos de tempos e que depois há uma perda de produtividade, o que prejudicaria a realização da tarefa. Ou seja, para conseguir manter a rotina em dia, seria preciso ter um tempo de descanso entre esses blocos.

Então, você deve focar muito e aproveitar cada minuto, seja do Pomodoro (tempo de execução da tarefa) ou do tempo de descanso.

São 4 tempos de 25 min de trabalho, bem focados e se possível, sem nenhuma interferência alternados com 5 min de pausa entre eles. Esse é o tempo para beber uma água, se esticar e dar esse ar que a cabeça da gente precisa, Ao término de 4 pomodoros, faça uma pausa maior.

posts-abril_POMODORO

Escolha uma tarefa, que você pode separar por “pedaços” ou pequenas tarefas que seriam curtas de resolver. Você pode realizar tarefas diferentes em um mesmo “pomodoro” ou continuar uma mesma tarefa após as pausas.

Agora, se depois da pausa longa você ainda não tenha conseguido concluir a mesma tarefa, deverá pensar se não é melhor concluí-la em um outro momento.

Perceba como você funciona ok?

Baixe o infográfico acima, envie para os amigos, grude na parede … e aplique no seu dia a dia e, depois vem contar pra gente como foi!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s