Space Apps Challenge

No último fim de semana Curitiba estava na rota da NASA

Entre os dias 18 e 20 de outubro, aconteceu em Curitiba (PR) o NASA Space Apps Challenge 2019 – competição internacional realizada simultaneamente em 200 cidades do mundo. Considerado um dos maiores Hackathon do mundo, é uma maratona na qual os participantes formam suas equipes e trabalham de forma intensiva para criar soluções dentro do tema escolhido, resolvendo problemas reais, em apenas 48 horas.

A NASA abre sua base de dados, colhidos através de missões, pesquisa e tecnologias desenvolvidas, e são utilizados como problemáticas para criar soluções para a humanidade.

Para participar do evento, era necessário uma inscrição prévia. De 3 mil inscritos, foram selecionados 600 participantes, entre eles duas #boasalunas que vivenciaram essa experiência. E, a Mayara Reis contou um pouco disso pra gente:

Meu grupo foi formado por 3 meninos e 3 meninas, tentando buscar a diversidade de habilidades pra sermos nossa melhor versão!
Nossa ideia foi do desafio “spot that fire v2.0”, decidimos criar uma plataforma web em que fosse possível os moradores, de regiões que costumam ter muito incêndio, alertarem sobre os focos de forma simples e rápida; na segunda área do site, era possível visualizar gráficos com as áreas para monitorar regiões como a Amazônia, com dados de satélites e dos obtidos através do nosso hardware, que já explico. A última aba do site era um local de aprendizagem, contendo jogos para crianças e adultos, como quiz, por exemplo, com o intuito de ensinar sobre incêndios e queimadas para transformar o ser humano, isso porque 90% das queimadas acontece por conta da ação humana.

WhatsApp Image 2019-10-22 at 11.33.14.jpeg

Sobre o hardware, a intenção é de um produto barato e com uma proteção boa para acoplar nas árvores e poder obter informações de temperatura e de gases e que pudesse mandar informações diretas para os bombeiros e autoridades, antes que o fogo a um raio de 30 km se alastrasse.

Foi uma experiência incrível e única, de muito aprendizado e troca de conhecimentos, nossa equipe ficou entre as 60 melhores e foi muito elogiada, na apresentação do nosso pitch para a categoria “impacto galáctico”, das 10 equipes apresentadas, fomos a única que respondeu todas as perguntas dos jurados no tempo permitido e ainda sobrou tempo!

Além do Hackathon o evento contava com uma série de palestras, workshop e atividades sobre inovação. Em um dos painéis, sobre Empreendedorismo Feminino tivemos também a participação da #boaaluna Wisma Gourlat fundadora do projeto Dona de Mim contou um pouco de sua trajetória!


Curitiba tem se tornado um grande pólo de inovação e empreendedorismo e essas oportunidades garantem muita troca, networking e conhecimento. Parabenizamos as meninas pela participação e que venham os próximos desafios! 

FONTE: https://www.bemparana.com.br/noticia/hackathon-da-nasa-sera-em-curitiba.-veja-como-participar#.Xa8nYuhKjIV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s