Congresso SESI ODS 2019

No último dia 5 de Setembro aconteceu em Curitiba o Congresso SESI ODS 2019, um espaço para troca de experiências e reconhecimento das indústrias, empresas, instituições públicas, organizações da sociedade civil e instituições de ensino que estão atuando em prol dos ODS no Paraná.

 

O evento aconteceu no Campus da Indústria, uma sede incrível do Sistema FIEP próximo ao Jardim Botânico. Logo pela manhã, o evento foi aberto com o painel PRME Chapter Brazil “Instituições de Ensino e os ODS” e contou com as seguintes participações: 

WhatsApp Image 2019-09-09 at 11.30.11 (1)

Carlo Pereira, Secretário Executivo da Rede Brasil do Pacto Global
Ricardo Siqueira Campos, Co-chair do PRME Chapter Brasil
Francieli Prado, Coordenadora de Responsabilidade Social da Unicesumar Maringá
Adilson Anacleto, Professor e Coordenador do Curso de Administração de Empresas da Unespar Paranaguá

O painel trouxe os casos das universidades Unicesumar e Unespar, projetos que trabalham com refugiados e agricultura familiar, respectivamente. Em comum, a geração de renda e a transformação das vidas das pessoas atendidas. Belos exemplos para todos que tiveram a oportunidade de ouvi-los.

Em seguida, tivemos a Rodada de Projetos, onde todas as instituições que receberam o SELO ODS, poderiam apresentar seus cases – em 10 minutos – para outras instituições e  demais participantes do evento.

 

Após o almoço, a tarde iniciou com celebração … houve a apresentação e premiação de escolas da rede pública de todo o estado com iniciativas focadas nos ODS, o prêmio Peça por Peça foi de R$ 10mil reais para a escola vencedora.

Em seguida, um novo painel “Oportunidades e desafios da Agenda 2030″ com:
Fernanda Cabral, Fundadora do Movimento Imagine 2030
Ricardo Young, Empresário e professor
José Antonio Fares, Superintendente do Sesi e IEL e Diretor Regional do Senai no Paraná

 

Um debate muito inspirador que deixou a seguinte reflexão: 2030 é uma agenda nossa, que nós todos iremos usufruir  então, quais são as escolhas que estamos fazendo HOJE  – no presente – para construir esse futuro?

Fica aqui a pauta pra gente pensar e articular ainda mais o movimento em prol das metas da agenda 2030.

Para encerrar a tarde, a entrega dos Selos ODS à todas as instituições que estão trabalhando em projetos e ações que visam atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e também o Prêmio ODS que recebeu mais de 350 inscrições, com 63 finalistas – entre eles nós, na categoria Organização da Sociedade Civil – Federal e que premiou em torno de 13 projetos e instituições.

 

Eventos como esse enaltecem o trabalho de centenas de pessoas comprometidas com o futuro de todos e é uma grande honra para o Programa Bom Aluno fazer parte dese movimento!
Um viva à todas essas iniciativas de impacto e até 2020!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s